domingo, 22 de junho de 2008

Motörhead - "Kiss of Death"

Esta minha resenha não será de música em música, como de costume, pois falarei de uma banda que todos conhecem e sabem por qual som esperar. Digo mais: se o Metal tem uma banda que é unanimidade, eu vos digo: não é Iron Maiden, Judas Priest, Metallica ou Slayer, mas sim MOTÖRHEAD. Não é minha banda favorita, mas uma das que mais gosto. Eu prefiro Black Sabbath, por exemplo, mas sei que não é unanimidade por ter sofrido diversas mudanças em sua formação, com muitas pessoas gostando somente de Ozzy Osbourne como vocal, outras somente de Dio, tendo muitas frescuradas entre seus fãs. Onde quero chegar: o segredo do Motörhead é o de o som não ter mudado nunca, sempre com a mesma fórmula simples, cativante. A formação mudou algumas vezes, mas tem o monstro Lemmy Kilmister lá, tocando seu baixo, cantando verdadeiros hinos do Rock N´ Roll, com o microfone lá, no alto, e ele erguendo o pescoço para mandar ver, como no clipe de "Ace of Spades"!

O álbum em questão é "Kiss of Death", de 2006. Os últimos lançamentos da banda têm ainda mais técnica que os clássicos "Ace of Spades", "Bomber", "March or Die", por exemplo, com guitarras e bateria tocadas por músicos ainda mais profissionais. Agora pergunto: como não apreciar isso, se você curte os gêneros Thrash, Black e Death Metal? Bom, eu deixo pra lá quem não gosta.

Lemmy conseguiu não separar o Blues do Heavy Metal, como geralmente acontece. Não, não estou falando besteira. O Iron Maiden, por exemplo, sabemos que, como toda e qualquer banda, teve influência de Blues, mesmo que de forma indireta. Porém também temos noção de que nenhuma música do Iron Maiden se aproxima do original gênero Blues. Com o Motörhead já é diferente, pois há músicas com Heavy e Blues bem caracterizados no mesmo som, como "God Was Never on Your Side", do álbum para o qual esta resenha está sendo direcionada.

Resumindo: isto aqui é som para beber um barril de cerveja, ao lado de amigos, falando somente de violência e coisas fofas do gênero. Também é indicado para sábados à tarde na Blaster, rindo de piadas sobre a Entidade, zuando com o Wellington, Caio "Blaster", "Lord Cox", Estevan, Rafa, Fábio e cia. Se você curte alguma subdivisão do antigo Speed Metal, como Thrash, Death e Black Metal, como já falei, este CD, assim como toda a discografia desta maravilhosa banda, é obrigatório em sua coleção.


RODRIGO "BLACK" a.k.a. HELLDRIGÖ.

Nenhum comentário: