segunda-feira, 2 de junho de 2008

Deep Purple - "Stormbringer"

Deep Purple é uma banda clássica. Disso não restam dúvidas. Um grupo que pode se dar o luxo de já ter contado com vocalistas do naipe de Ian Gillan, David Coverdale, Joe Lynn Turner, Glenn Hughes e Rod Evans, guitarristas como Ritchie Blackmore, Steve Morse e Tommy Bolyn etc. dispensa quaisquer comentários. Agora passemos a analisar a segunda obra em que participaram os monstros Hughes e Coverdale.

A faixa-título conta com uma pegada bem Heavy Metal mesclada com Hard Rock. A melhor forma de se começar um álbum do quilate de "Stormbringer". Os riffs de Ritchie Blackmore são bem marcantes e ficam grudados nas nossas cabeças por dias, como todo o álbum. David Coverdale tem uma atuação maravilhosa nesta canção. A bateria de Paice e o baixo de Glenn fazem uma diferença absurda aqui.

A segunda faixa, "Love Don´t Mean a Thing", é mais calma, com um ritmo mais ameno, bem agradável e acessível a vários gostos. Coverdale e Glenn Hughes (que eu considero o melhor vocalista que passou pela banda) dão um show à parte.

"Holy Man", a nº 3 do álbum, tem um estilo bem Lynyrd Skynyrd, como apontou muito bem Lord Cox enquanto ouvíamos o CD na Blaster. Há um clima bem Southern Rock mesmo, bem relax. Apenas o baixista/vocalista Hughes canta nesta música, com sua voz cheia de influências funky.

"Hold On" é mais animada que as anteriores. Há uma atmosfera mais Hard Rock ainda. O solo de Blackmore, aos 2 minutos e 40 segundos aproximados, é muito legal. O de teclado, por Lord, logo em seguida, também o é.

"Lady Double Dealer" é puro Rock N´Roll! Maravilhosa música! Faz-nos transportar aos primórdios do Rock este ritmo! Ela é bem direta, reta, sem firulas. Há mistura do Hard Rock, Rock N´Roll e Funky aqui. Eles deviam estar muito inspirados ao criar esta faixa! Sorte a nossa!

"You Can´t Do It Right" é mais um filé. Riffs poderosos, vozes muito bem colocadas em cima da melodia, batidas bem executadas por Ian Paice, como sempre, inspiração e mais uma obra-prima do Rock N´ Roll para degustarmos.

"High Ball Shooter" tem um clima muito blues também. Parece que estamos num bar, tomando umas cervas, com um monte de malacos brigando no meio do local e um monte de mulheres à venda do lado do recinto ! HAHAHAHAHA!

O número 8 do CD, denominado "The Gypsy", tem a levada da maioria das faixas: Hard Rock com Heavy Metal. Há uma melodia mais lenta que as demais.

A nona e última música, de nome "Soldier of Fortune", é para fechar com chave de ouro esta preciosidade do Hard Rock/Heavy Metal. Aqui, porém, a característica preponderante é de uma baladinha à la Progressive Rock, lembrando músicas como "Wish You Were Here", do Pink Floyd, e "I Talk to the Wind", do King Crimson, por exemplo. Apenas Coverdale canta nesta música. Mas como canta, hein?!

Resumindo: esta maravilha do Deep Purple é obrigatória na coleção de quem curte um Rock dos anos 70 com muita energia, inspiração, técnica, profissionalismo.

RODRIGO "BLACK" a.k.a. HELLDRIGÖ

Nenhum comentário: