terça-feira, 1 de julho de 2008

Black Sabbath - "Sabotage"

Black Sabbath é, como já devo ter afirmado anteriormente, minha banda favorita do Metal no geral. "Sabotage" é o sexto álbum da lendária formação dos anos 70. Eram os músicos nada mais, nada menos que Tony Iommi, também conhecido como "Riff Master", Terrance Butler, responsável por muitas das linhas de baixo mais bacanas do Rock, Bill Ward, baterista que tocava com muito peso, emoção e técnica, e Ozzy Osbourne, a lenda viva, o Sr. Carisma, que, embora não tenha muito técnica, diverte sempre seus fãs com sua voz, seu jeito único e energia.

O álbum em questão contém 8 faixas capazes de deixar bobos fãs da boa música até os tempos de hoje. Nestas horas eu me pergunto: o que seria de mim sem o Rock N´ Roll em alguns momentos? Eu simplesmente enlouqueceria! O Rock é meu único vício, e o considero muito saudável, pois me ajuda a extravasar. Meus pais, namorada, amigos etc não entendem. Somente quem é Rocker consegue compreender mesmo o que é ter a emoção de ter sob seu domínio preciosidades como o sexto álbum do Sabbath Negro! Agora passemos à análise de faixa em faixa:

A primeira música é a agitadíssima "Hole in the Sky", a qual considero a mais Heavy Metal de todo o disco. Há muita velocidade nela, sem muitas firulas, mas com técnica de sobra da banda. Depois dela há "Don´t Start (Too Late)", uma espécie de introdução à terceira faixa, que é denominada "Symptom of the Universe", da qual o Sepultura já teve a oportunidade de fazer cover, nos excelentes tempos de Max, Igor e cia. Esta maravilhosa faixa tem muito peso, no estilão Doom, característico do Sabbath na década de 1970.

Já a quarta faixa é "Megalomania". O que ela tem de duração, tem de divertida. São cerca de 9 minutos e 40 segundos, se não me engano. Começa bem melancólica, sendo que, depois de um tempo, fica bem agitada, sendo o nome a ela dado adequadíssimo.

A próxima é a minha favorita do disco: "Thrill of It All". Os riffs dela são os mais "chiclete" de todo o álbum! Eu não consigo entender como tanta criatividade se concentrava na cabeça de apenas 4 indivíduos!

O número 6 é "Supertzar", um instrumental muito bem feitinho. Era tradição do Sabbath este tipo de faixa em seus lançamentos. Geralmente acha-se chato este tipo de música, porém estes músicos sabiam como ninguém fazer tal modalidade de som.

A faixa de número 7 é "Am I Going Insane". Aqui há até mesmo risadinhas bem malucas e, ao mesmo tempo, macabras, como indica seu nome. É uma faixa bem descontraída, mostrando-nos que Rock não precisa ser algo sério, fechado para ser legal. Aqui a palavra é diversão!

"The Writ", a música que encerra este filé, é de longa duração, com algum peso, sendo uma forma estupenda de se terminar um trabalho como o "Sabotage". Ozzy parece estar brigando com alguém ao cantar. "Are you Metal, are you man?"- uma frase bem hilária que está dentro das letras da número 8. Esta música termina com chave de ouro este trabalho da banda!

Hoje adquiri este ouro para minha coleção e fiquei até embasbacado, devido à procura e, também, por ter conseguido terminar minha coleção do Sabbath com Ozzy nos vocais! Long Live Rock N´Roll!

RODRIGO "BLACK" a.k.a. HELLDRIGÖ

Nenhum comentário: